segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UECE e IFCE recebem solicitação de isenção para seus processos seletivos



Os estudantes podem preencher na internet os formulários e depois entregá-los no campus do curso pretendido

A partir desta segunda-feira (12), tanto a Universidade Estadual do Ceará (Uece) quanto o Instituto Federal do Ceará (IFCE) iniciam os pedidos de isenção das taxas de inscrições para processos seletivos destinados a cursos em Fortaleza e em cidades do Interior do Estado.

Para ingresso no 1º semestre de 2014 em cursos da Universidade Estadual, os alunos têm até o dia 19 para entregar formulários e documentos FOTO: ALEX COSTA.

Quem deseja prestar vestibular 2014.1 da Uece sem pagar a taxa, tem a até o dia 18 deste mês para fazer o pedido de isenção. Na internet, o formulário para solicitação está no site www.uece.br/cev até às 23h59 do dia 18.

O candidato deve preencher, imprimir o formulário e entregá-lo, juntamente com a documentação correspondente à categoria na qual se enquadra, na sede da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), no Campus do Itaperi, para os pretendentes de Fortaleza, ou nas sedes da Universidade localizadas no Interior do estado, até o dia 19 de agosto.

Podem ser contemplados com a isenção doadores de sangue no Estado do Ceará; egressos do ensino médio, que tenha cursado com aprovação os três anos letivos (1º, 2º e 3º anos), em escolas públicas de funcionamento regular no Estado; aluno do segundo semestre do 3º ano do ensino médio em escola pública de funcionamento regular no Ceará e que tenha cursado o 1º semestre do 3º ano em escola pública e o 1º e o 2º anos do ensino médio, aprovado, também em escola pública, de funcionamento regular no Ceará.

Já os candidatos a uma das 519 vagas em 16 cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 16. Depois de imprimir e preencher formulário, o aluno deve entregá-lo no campus no qual deseja concorrer, junto à documentação (relação também disponível no portal).

O resultado das solicitações será disponibilizado no portal do IFCE em 16 de setembro, dia em que começam as inscrições para o processo seletivo, que seguem até 4 de outubro.

Os cursos integrados do IFCE oferecem formações técnica e de nível médio, paralelamente, a estudantes com ensino fundamental completo. Já a modalidade EJA é destinada a candidatos maiores de 18 anos, com ensino fundamental concluído e, pelo menos, ensino médio iniciado, conforme dados da instituição.

Além da cidade de Fortaleza, há vagas em cidades como o Cedro, Canindé, Crateús, Juazeiro do Norte e Quixadá.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste – Caderno Cidade