quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENEM 2012 – O Período de Inscrição encerra dia 15/06/2012


Sexta próxima, dia 15/06/2012 é o encerramento das inscrições do Exame do Enem. Milhares de jovens poderão mudar de vida, acessando à universidade. As oportunidades são grandiosas ao passar neste exame. Além de poder estudar nas universidades públicas, os alunos poderão estudar em boas escolas superiores privadas de forma gratuita. Existe o FIES, o PROUNI que oportunizam esta oportunidade aos jovens carentes. Outra chance maravilhosa: quem já tem 18 anos poderá receber o certificado de conclusão do Ensino Médio, mesmo estando no Ensino Fundamental.
Além disso, se o aluno obtiver a média 60, poderá estudar em uma boa universidade do exterior. Mais de 100 mil alunos de escolas públicas já conseguiram participar do programa "Ciência sem Fronteiras"e estão estudando (gratuitamente) em Harvard, MIT, Coimbra, etc.
O futuro do Brasil agradece.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ematerce contratará novos profissionais para assistência técnica e extensão rural

Divulgada a contratação de novos profissionais para assistência técnica e extensão rural pela Ematerce. Confira informação abaixo:

Novos profissionais serão contratados para assistência técnica e extensão rural
Sex, 08 de Junho de 2012 00:00

A SDA e Ematerce farão seleção pública para contratar até 804 profissionais, entre bolsitas e contratos temporários. As inscrições para a primeira seleção serão dia 14 de junho

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) foram autorizadas pela Assembleia Legislativa, a realizar seleção pública para a contratação de 340 profissionais de níveis superior e médio, por um período de três anos, para o programa de agentes rurais.

Serão contratados profissionais de nível médio com formação em agropecuária e nível superior com formação em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Biologia, Pedagogia, Serviço Social e Sociologia. Serão 262 profissionais de nível médio e 78 de nível superior.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de junho, através do site http://www.ematerce.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1975&catid=1975&Itemid=76. A contratação desses profissionais será feita com os recursos do Pacto Federativo, convênio entre o Governo Federal, Estado e Municípios para a implantação de novos escritórios da Ematerce, nos territórios da cidadania. Até agora foram inaugurados 51, oriundos deste convênio.

Atualmente, a Ematerce está disputando uma chamada pública para prestar assistência técnica às famílias assistidas pelo Programa Brasil Sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Caso a empresa seja selecionada mais 350 profissionais de níveis médio e superior deverão ser contratados para prestar assistência técnica a essas famílias.


Contratos temporários

A SDA também fará a seleção de 114 profissionais de nível médio e superior que serão contratados para trabalhar na execução, supervisão, acompanhamento e fiscalização dos convênios da SDA com o Governo Federal, além de atenderem às vítimas da seca.

Serão contratados engenheiros agrônomos, administradores, contadores, economistas, arquitetos, engenheiros civis, técnicos agrícolas, veterinários e zootecnistas. Os profissionais de nível médio são: técnico agrícola, técnico em edificações, técnico social.

A seleção deve acontecer em julho, após a licitação para contratar a entidade que vai elaborar as provas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA
=======================================================================
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872
Última atualização ( Sex, 08 de Junho de 2012 09:03 )

Posse do Diretor Geral do Campus



















Posse do Diretor




No dia 24/05/2012, o Campus Avançado do IFCE em Umirim recebeu seu novo diretor, o Prof. Anderson Ibsen Lopes de Souza.
A solenidade de posse contou com representação da reitoria do IFCE, na pessoa dos pró-reitores Prof. Virgílio Araripe (Pró-reitor de Administração e Planejamento), Prof. Tássio Lofti (Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional) além dos membros da comunidade ifceana local – professores, técnicos e alunos.
Em seu discurso, o novo diretor enfatizou a importância de se ter uma unidade de ensino eficiente numa região tão castigada pelas mazelas seculares que a caracteriza, assim como do esforço contínuo de seus desbravadores em mantê-la viva, agradecendo a dedicação de todos/as e congratulando para continuar buscando o seu fortalecimento.
O ex-diretor, Aurélio Castro fez um breve histórico do processo de formação do campus, desde os tempos em que era denominada de Escola Agrícola até os dias atuais, agradeceu a direção administrativa do Campus Crato pela confiança depositada em sua pessoa e desejou votos profícuos a nova direção, reiterando seu carinho por esta unidade de ensino.

Nosso Histórico


A formação do Instituto Federal de Educação do Ceará em Umirim, inicialmente denominado de Escola Agrotécnica de Umirim surgiu em 1990, quando a gestão pública municipal em parceria com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, através de um processo fundamentado na política de uma Educação qualificada comprometeram-se em atuar conjuntamente nessa região. O publico alvo era os jovens concludentes do ensino fundamental, à época, primeiro grau, sendo que, naquele período, grande era a evasão e escassez de profissionais qualificados, oriundos dessa região, no desempenho e desenvolvimento de setores básicos na região do Vale do Curu e Aracatiaçu. Em cima dessa premissa, os órgãos envolvidos nesse processo estabeleceram como fundamento que os mesmos deveriam ser qualificados com o compromisso de atuarem na região criando assim condições para a população local se profissionalizar nos setores em demanda crescente.
Após várias agendas, em 1992 teve inicio e conclusão da construção do espaço, sendo construída uma área de 3.587 m² numa área total de 50 ha adquiridos com recursos oriundos do governo federal e municipal.
Após sua conclusão e com as mudanças de governo, tanto federal como municipal, bem como a inserção de novas políticas educacionais, aquele projeto foi criticamente abalado e abandonado, voltando somente a ser retomado em 2003 com a criação da CIAT – Comissão de Instalação das Ações Territoriais através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu. Tratava-se de um fórum, cujo objetivo era propiciar funcionamento de uma nova escola agrícola de Educação do Campo na região.
A partir dessa definição, foram iniciadas as articulações entre os Municípios, Organizações não governamentais e setores do Governo Estadual que garantiram meios para a recuperação da infra-estrutura física e aquisição de equipamentos para a escola.
Em um encontro, ocorrido em 2007, que reuniu os dirigentes de diversas unidades da rede federal de educação profissional, onde o governo federal anunciara a expansão e o fortalecimento da rede, sugeriu-se a necessidade de uma articulação mais estreita com a Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, no sentido de inserir a demanda local nas metas dessa expansão.
Como alternativa para se resolver tal demanda, a Escola Agrícola de Umirim torna-se Unidade de Extensão do Campus do IFCE localizado no município do Crato-CE, cabendo a este responder administrativamente pela mesma, em comunhão com a Prefeitura Municipal de Umirim.
Em 2012 mudanças significativas começam a acontecer, a direção administrativa do campus é instaurada com a posse de legítimo diretor, cargo esse preenchido por professor efetivo do quadro de servidores do campus, atendendo uma reivindicação da categoria, entretanto, ainda vinculada ao Campus Crato, mas, nesse momento temos uma força interna que pode ser porta-voz junto a direção do Campus Crato e na Reitoria.
Atendemos uma demanda de mais de duzentos estudantes da região focados no ensino médio profissionalizante com o curso técnico e integrado em Agropecuária com sete turmas - 04 do ensino médio e 03 do ensino subsequente.
Estamos inseridos na 3ª etapa da expansão da Rede Federal de Educação.